Referência: Jr.3:19 "Pensei que vocês me chamariam Pai"
Deus deseja ser chamado de "Pai".
Que figura Deus deseja que tenhamos em mente quando se refere a sua paternidade?
1ª A de uma família
No versículo 20 Deus se refere a esposa e marido, novamente usando o sentido figurativo de uma família. Uma família vive junto diariamente. Família é unidade, amor, afago, calor.
2ª De alguém que trabalha por nós
Quando Deus fala no versículo 19 "lhe darei uma terra aprazível, a mais bela das heranças" Ele ressalta a figura do encargo paterno. Os pais deixam heranças para os filhos, mas quando se fala em trabalho, suprimento no lar é a figura do Pai que ressalta.
3ª Ser um exemplo
Que filho não tem o pai como herói? (ou gostaria de ter?) Quando Deus diz "e que não deixaria de seguir-me" Ele fala que o pai é um exemplo a ser seguido, Ele é um pai que deixa exemplos para serem seguidos. Hoje vemos uma imagem complemamente deturpada dessa paternidade. Mãe hoje é pai e pai é mae, ou as vezes, não é pai ou mãe.
4ª Aquele que assume a responsabilidade em relação ao filhos
Deus assume a responsabilidade de trazer os filhos de volta para casa, de volta para o caminho, ou para o caminho. Ele é o cabeça do lar e não é omisso quanto a tudo que acontece. Em Jr. 3:22 Deus nos mostra o seu caráter divino, Santo, uma paternidade que sonhamos. Deus, o Pai, chama os filhos para voltarem para casa, promete curar a rebeldia.
Como nossa rebeldia tem sido curada, ou foi curada? Qual é o sentimento de nossos corações em relação a atitude de nossos pais? O que você guarda no coração em relação a eles?
Deus fala hoje "voltem, filhos, porque Eu curarei essa rebeldia com meu amor"
01/03/2010
quinta-feira, 4 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário